TUDO DE TECNOLOGIA EM UM SÓ LUGAR!

Notícias

erros comuns sobre WIFI que cometemos

1. Velocidade em megas
É comum associar velocidade em "megas" do plano de Internet com a ideia de "megabyte” Contratar um plano de "100 megas" com a operadora equivaleria a uma conexão de Internet de 100 MB/s (megabytes por segundo).
A questão é que o seu plano de internet é medido em megabits (Mb), Em resumo, um plano de Internet de 100 "mega" equivale à velocidade de 12,5 megabytes por segundo.

2. Deixar a senha padrão de acesso ao roteador
Outro erro comum é não mudar a senha de administrador do roteador que providencia acesso aos dispositivos. Por padrão, esses aparelhos podem sair de fábrica com uma senha comum a todos eles e bastante genérica. Caso não seja alterada pelo consumidor, ela acaba virando porta de entrada para invasores, sejam eles simplesmente curiosos, eventuais vizinhos com acesso à sua internet.

3. Nunca reiniciar o roteador
Como todo computador, o roteador está sujeito a fatores que degradam sua performance com o tempo, nos mais simples e antigos, o hábito de reiniciar o equipamento ou desligá-lo quando não estiver em uso pode ser suficiente para reestabelecer conectividade de rede mais estável e rápida. Além disso, deixar o equipamento desligado ajuda a prolongar a vida útil, além de economizar energia elétrica.

4. Mal posicionamento roteador
O sinal de rede Wi-Fi nada mais é do que um sinal de rádio de curto alcance e que, por uma série de questões físicas, encontra grande dificuldade em superar alguns tipos de obstáculos, sobretudo lajes, paredes mais reforçadas e corpos. Em caso de instabilidade de sinal a curtas distâncias, deve-se reavaliar o posicionamento do roteador em busca de um local mais privilegiado.

5. Nunca fazer upgrade de roteador
Roteadores são equipamentos de alta durabilidade e é comum que uma unidade fique em operação por anos a fio, 24 horas por dia, sem dar nenhum problema. O lado ruim é que usuários mais desatentos podem acabar deixando de fazer atualizações de firmware.

6. Redes públicas
Redes públicas são um fator de risco sobretudo à sua segurança é preciso considerar com cuidado o uso de seus dispositivos nesses ambientes, evitando ao máximo realizar operações que possam expor seus dados a invasores.