TUDO DE TECNOLOGIA EM UM SÓ LUGAR!

Notícias

HD EXTERNO OU ARMAZENAMENTO NA NUVEM?

HD externo X armazenamento em nuvem

Um HD externo nada mais é que um dispositivo de armazenamento com funcionamento mecânico, que é conectado a um PC, como fazemos com os pendrives. Eles são soluções baratas de armazenamento, e o preço por GB cai à medida que sua capacidade aumenta.

A vantagem de utilizar os HDs externos é que você pode transportar uma grande quantidade de arquivos de uma só vez, e ainda pode acessá-los sem necessidade de se conectar à internet. Uma vez que você comprou e pagou pelo dispositivo, ele é seu, assim como sua capacidade de armazenamento. A maior desvantagem desses equipamentos é o risco de perda de dados, caso eles sejam roubados ou danificados.
Já o armazenamento na nuvem, consiste em um espaço cedido em um servidor remoto, que pertence a uma empresa e fica sempre online.

Dessa forma, se você optar pelo backup na nuvem, seus dados continuarão salvos, não importa o que aconteça com seus equipamentos. No caso de profissionais que trabalham com edição de imagens e vídeos, poder disponibilizar os arquivos para seus clientes, mesmo à distância, é uma facilidade sem igual. Quem faz backup das fotos do celular na nuvem, também corre menos risco de perder todos os registros de momentos inesquecíveis, caso o aparelho seja perdido ou roubado.

Como desvantagem do backup na nuvem, podemos citar o fato de que o espaço online não pode ser comprado, mas somente alugado. É necessário fazer uma assinatura do serviço, que tem preços que variam conforme o espaço contratado. Caso a assinatura não seja renovada, o usuário perderá o acesso aos dados.