TUDO DE TECNOLOGIA EM UM SÓ LUGAR!

Notícias

Antivirus no celular você usa?


A Google vem trabalhando para tornar o seu sistema operacional mais seguro e com isso tornando a experiência de uso mais segura e prevenindo ataques contra o usuário. Uma das medidas que a empresa realiza é disponibilizar atualizações frequentes do pacote de segurança do Android, dessa forma corrigindo possíveis vulnerabilidades, contudo, apenas isso não é o suficiente.

O Android é seguro?

Nenhum sistema operacional é totalmente seguro, ou seja, é preciso que o usuário tome certas precauções para previnir que o dispositivo seja infectado com algum malware, spyware ou trojans, por exemplo. No caso do Android as chances se ser infectado por um vírus é relativamente grande, mesmo que o download dos aplicativos seja feito exclusivamente através da Play Store.

Não é incomum que a Google remova aplicativos de sua loja por conterem algum tipo de código malicioso e que pode coletar dados dos usuários, por isso é importante ter um antivírus instalado em seu smartphone. A própria empresa oferece o "Play Protect", ferramenta de detecção de vírus nos apps da loja mas que possui nota 0 no AV Test.

Antivírus pago ou gratuito?

Para computador o ideal é que o usuário adquira uma licença de um antivírus pago, visto que a versão gratuita é mais básica e conta com uma série de limitações. Para o Android não é preciso adqurir uma versão paga, embora conte com mais recursos de proteção, incluindo antiphishing.

A maioria dos antivírus gratuitos possuem anúncios e sua interface, algo que não ocorre em versões premium. Algumas empresas possue compatibilidade com multidispositivos, dessa maneira sendo possível utilizar a mesma licença no desktop e celular, sendo um melhor custo benefício.