TUDO DE TECNOLOGIA EM UM SÓ LUGAR!

Notícias

SSD e HD qual a diferença?

O SSD é um tipo de armazenamento mais rápido e silencioso que os HD’s convencionais de PC e notebooks. É um componente essencial para garantir mais velocidade em todas as tarefas, desde ligar o sistema até carregar programas e jogos

Tanto o HD quanto o SSD têm a mesma função de armazenar dados digitais, mas fazem isso de maneira diferente. O HD grava os arquivos em discos magnéticos que rodam sem parar e são acessados por um braço mecânico, assim como em uma vitrola de música. Como as informações são mantidas em áreas específicas do disco, é preciso esperar que o braço chegue até aquele ponto para carregar os programas.
Já o SSD não depende de partes mecânicas para funcionar, pois usa memória em flash, parecida com a memória ram do computador. O componente armazena os dados em chips que, por sua vez, acessam as informações quase instantaneamente. Por não ter peças móveis, o SSD não corre o risco de sofrer danos físicos, o que garante mais durabilidade e consome menos energia fazendo a bateria do seu notebook durar mais tempo.
Um SSD comum pode ser até 20 vezes mais rápido para gravar e ler informações no sistema e estão disponíveis em diversos tamanhos, com modelos de modelos de 120GB, 240GB, 480GB, 500GB e até mesmo de 1TB.
Os SSDs podem ser mais caros, mas valem o investimento e já é padrão em videogames mais recentes, como PS5.